Header Ads

Valentim Félix é o 1º homem trans a se formar na UFMT e cria programa de rádio


Valetim Félix o mais novo radialista formado no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O até então universitário se tornou nacionalmente conhecido porque foi o primeiro homem trans se formar na UFTM, usar o nome social e a se preocupar em dar visibilidade à causa trans em seu TCC.

Em seu trabalho de conclusão de curso ele realizou um programa de rádio que dá voz às demandas da população de travestis, mulheres transexuais, homens trans e outras transgeneridades, que muitas vezes são silenciadas. E que serve de instrumento de informação para todas as pessoas, independente da orientação sexual ou identidade de gênero.


Valentim e Jaqueline Gomes de Jesus
Trata-se do “Escuta Trans”, onde trans fala e cis escuta – confira a página do programa de rádio clicando aqui – e que teve como a primeira convidada Jaqueline Gomes de Jesus, professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), ativista, mulher transexual e negra. A orientadora do projeto foi a professora Cláudia Moreira, do Departamento de Comunicação Social.

O radialista afirma ao site Olhar Direto que a afinidade com o rádio veio por meio da avó, que foi cantora de rádio na Bahia. E também por querer dar visibilidade às pessoas trans. “Já houve mulheres trans aqui, na comunicação, que se formara, mas homem (trans) não. Eu sou o primeiro e, além disso, sou negro, ou seja, a visibilidade é realmente pouca, declarou ao site.

O professor da Universidade e coordenador do Grupo de Estudos de Linguagem, Tecnologia e Diversidade (Gelted), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da UFMT), Danie Marcelo de Jesus, declara que o TCC de Valentim é fundamental, pois coloca em evidência pela primeira vez na graduação, o tema dentro do ambiente acadêmico e dentro do Estado do Mato Grosso.

O radialista diz que pretende seguir com o projeto e que pretende sempre trazer convidados com muito conteúdo. Em breve, vamos trazer uma entrevista exclusiva com ele!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.