Header Ads

Transserviços

“Minha certidão já está no sexo masculino”, revela ator trans Thammy Miranda


Thammy Miranda conseguiu retificar a documentação em respeito a sua identidade de gênero na Justiça. Aos 34 anos, ele anunciou ao site Extra na quarta-feira (14) que o gênero/sexo "masculino" já aparece em sua certidão de nascimento ao invés do "feminino" em que foi designado ao nascer.

“Minha carteira de identidade está sendo mudada. A certidão já está no sexo masculino”, afirmou Thammy, que revelou ser homem trans em 2005.   
Thammy com o novo visual

Assim como toda pessoa trans, Thammy enfrentou todos os trâmites para que fosse legalmente respeitado em sua identidade social. Ele precisou entrar com uma ação, enviar provas de que de fato é um homem em sociedade e passar pelo crivo de um juiz. 

Como ele não pretende mudar o nome, a ação solicitou “apenas” a mudança de gênero / sexo - o que se trata de um caminho ainda mais difícil na Justiça (tanto que o STF julga atualmente se a retificação de sexo/gênero deva ser autorizada mesmo sem a cirurgia genital, veja aqui). 


Agora, neste campo aparece o o “masculino” ao invés de "feminino", reconhecendo o direito legal de Thammy ser tratado como o homem que de fato é. Ele não deu maiores detalhes sobre a ação. 

Vale lembrar que desde 2014 o ator iniciou a transição de gênero, passou pela hormonioterapia com testosterona e cirurgias. Já em 2015, com exclusividade ao NLUCON, revelou que é um homem trans e que pretendia somar à luta pelos direitos dessa população. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.