Header Ads

Transserviços

NLUCON lança o selo “Que vergonha! Isso é transfobia” para comentários no Facebook


Por Neto Lucon
02/06/2017

Quem nunca se deparou com um comentário transfóbico nas redes sociais - seja de uma pessoa declaradamente transfóbica ou de outra que acredita que está liberta do apontamento pelo direito à opinião? Pois o preconceito nos comentários e postagens está presente, é forte e pode ferir tanto quanto uma agressão fora das redes.

Todos os dias, o NLUCON dedica tempo para remover comentários de cunho preconceituoso. Em vários momentos, respondemos alguns comentários como maneira de informar e sensibilizar, mas nem sempre as pessoas estão dispostas a se desconstruir ou construir novas perspectivas.


Arte: Franklin Paolotti de Paiva
Conversando com leitoras e leitores trans, resolvemos lançar nesta sexta-feira (02) os selos “Que Vergonha! Isso É Transfobia” e “Para que tá feio. Isso é transfobia”, para inserir embaixo de comentários avaliados como preconceituosos a travestis, mulheres transexuais, homens trans, n-bs e outras identidades trans.

"Na internet as pessoas conseguem ser ainda mais violentas. E quando a gente vai explicar o que é transfobia, reclamam que é mimimi, que tudo é tranfobia, que não pode falar mais nada, blá blá blá. Eu me estressava muito, daí só decidi que só vou dar pérolas a quem quer entender. Se não quer, ou ignoro ou jogo esse meme. Olha a minha cara de quem gosta de ser Wikitrans para quem não está afim de entender. É a cara da Luana (Muniz)", diz o homem trans Masao Farah.

As versões foram feitas por meio da colaboração voluntária de leitores trans e cis. Dentre eles Masao Farah, que utilizou uma foto da icônica Luana Muniz, Dudu Eduardo, Alberto de Avyz, Daniel Vidal Ayres, que fez a versão “Alerta Transfobia” e Franklin Paolotti de Paiva, que trouxe nossa iniciativa em palavras. Obrigado a todos vocês!

Estão curiosos? Disponibilizamos gratuitamente todos os selos logo abaixo! É só salvar e utilizar quando julgar necessário. Quem quiser fazer outros selos é só enviar para holtneto@gmail.com, que também divulgamos abaixo. 
arte: Alberto de Aviz

Arte: Dudu Eduardo

Arte: Masao Farah

Arte: Daniel Vidal Ayres

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.