Header Ads

Você sabia? Existe um símbolo para pessoas cis aliadas à causa trans


“Aliado/a” é o nome que se dá às pessoas que, embora não façam parte direta de uma comunidade ou população, se junta a ela para combater as opressões e lutar a favor das demandas do movimento.

Nesta semana, a pesquisadora, psicóloga e professora Jaqueline Gomes de Jesus divulgou em sua página (clique aqui) o símbolo das pessoas cis que são aliadas da causa trans. Trata-se de um círculo preto com o “A”, de aliado nas cores rosa, branco e azul (as cores da bandeira trans).

A autoria é da Transgender Graphics, que divulgou no dia 26 de junho de 2014.

CIs, abrivação de cisgênero, é a pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento. Ou seja, é a pessoa que foi designado homem e se identifica como homem. Ou que foi designada mulher e que se identifica como mulher. Já trans é a pessoa que não se identifica com o gênero atribuído no nascimento, caso das travestis, mulheres transexuais, homens trans, n-b e outras transgeneridades.

Vale ressaltar que pessoas cis aliadas a causa trans, além da empatia com esta população e vontade de contribuir, reconhecem seus privilégios, utilizam-os em favor do grupo e, evidente, não se apropria do microfone, tampouco silencia o grupo. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.