Header Ads

Transserviços

Conheça Amanda Ferreira, a atriz e modelo trans que é comparada a Brigitte Bardot


Por Neto Lucon
Fotos: Ronaldo Gutierrez


Depois do surgimento de Lea T no mundo da moda, houve um boom de modelos trans em várias agências. O frisson foi passando com o tempo, muitas modelos deixaram a área, mas novos rostos continuam surgindo e encantando. Amanda Ferreira, de 26 anos, é uma das apostas.

Ela realizou e brilhou em um ensaio do badalado fotógrafo Ronaldo Gutierrez – responsável por capas de revistas do Brasil e do mundo. O ensaio ocorreu ao lado do modelo cis Guilherme Griebler em São Paulo. O personal stylist foi Italo Vinicius e a maquiadora e hair stylist Giselly Alves.

“Pensei muito nas grandes divas dos anos 60, como Brigitte Bardot, Jane Fonda, Catherine Deneuve. Me identifico muito com elas, sobretudo com a Brigitte, que tinha o jeito de ser angelical e ao mesmo tempo sedutora. Também amo cinema e queria que essa linguagem estivesse nas fotos”, declarou ao NLUCON.

Aliás, Amanda conta que o contato com o fotógrafo ocorreu depois que leu uma entrevista no NLUCON, em 2013, quando Ronaldo afirmou que gostaria de fotografar uma modelo trans. “Fiquei muito realizada e honrada de ser fotografada pelo Ronaldo. Estávamos combinando há uns dois anos, mas devido aos contratempos só conseguimos realizar agora. Estou muito feliz”, diz. 




Ensaio foi pensado nas divas dos anos 60

O fotógrafo afirma que se encantou com a modelo por ela ter uma beleza atemporal e principalmente por ter uma personalidade linda. “O que vi nela foi simplesmente beleza, uma beleza atemporal que é o que eu mais gosto. Além do fato de ela ser uma pessoa boa como poucas nesse mundo, com uma correção moral que falta em todos nós. O fato de ser linda acaba sendo um tempero”, declarou.

FEMININA DEMAIS

Nascida em São Paulo, Amanda afirma que desde quando era criança sonhava com a vida artística. Acompanhava a carreira de modelos e atrizes e sonhava que um dia poderia chegar lá. O sonho ganhou novas cores depois que passou pela transição de gênero e começou a ser comparada a Brigitte Bardot, Mandy Moore e Claudia Schiffer.

Porém, ser conhecida como uma modelo trans faz com que as portas nem sempre estejam abertas. “Depende muito de quem avalia o seu trabalho, de quem enxerga ou não o seu potencial. Tem gente que vê muito talento em modelos trans, mas outras tem preconceito. Mesmo sendo um espaço ocupado por muitos gays, ainda existe muita transfobia no mundo da moda”, lamenta.

Ela diz que ainda não trabalha exclusivamente na carreira de modelo. E que mesmo dentro de uma agência, precisaria de contatos com pessoas abertas à diversidade para que conseguisse trabalhar exclusivamente na área. Amanda defende que é assim com muitas profissionais de moda que são pessoas trans. 





“Posso citar o caso da Lea T, que teve uma pessoa que a inseriu no mundo da moda, o amigo e estilista Riccardo Tisci. Ela mesma sempre conta isso. Grande parte não consegue trabalho se não houver alguém que abra a porta. Tanto que depois do boom, muitas modelos foram deixando de trabalhar”, reflete.

O NLUCON acompanhou a modelo em uma das avaliações que recebeu de uma agência. E a resposta foi que ela era “muito feminina para ser considerada uma modelo trans” e que “esperavam uma modelo mais andrógina ou com traços masculinos”. (Não sabemos qual é o estereótipo de pessoa e beleza trans que eles enxergam...)

PRÓXIMOS PASSOS

Mesmo diante das dificuldades, Amanda segue linda, empoderada e cheia de objetivos. Ela pretende estrelar outros ensaios, se firmar na carreira de modelo e ampliar seus caminhos na carreira artística.

“Também sou atriz e atualmente faço teatro no Macunaíma. Não quero me restringir apenas na carreira de modelo, mas atuar em todo campo artístico, pois esse é o meu sonho desde criança”, diz.

Outras curiosidades da Mandy é que ela é vegana, ama livros, cultura pop (sobretudo japonesa) e que faz curso de japonês. A gente torce para que ela vença os preconceitos, brilhe cada vez mais e que ganhe o mundo!





Um comentário

christian disse...

Meiga linda e delicada.Não a conheço pessoalmente mas ela reflete coisas boas e coração especial.Sucesso!!!

Tecnologia do Blogger.