Header Ads

Modelo trans Athos Souza é o candidato de Porto Alegre ao Mister Diversidade RS

Athos em foto de Cris Boldrini

Por Neto Lucon
Fotos: Cris Boldrini, Lívia Brum, Greice Ramos, Val Marques

O modelo trans Athos Souza, de 27 anos, vai participar no dia 16 de setembro do Mister Diversidade do Rio Grande do Sul, que ocorre em Cruz Alta. O concurso faz parte da programação da 12ª edição da Festa da Diversidade.

Serão cerca de 10 candidatos – seja eles, trans ou cis – que vão disputar o título do homem que representa a diversidade e o engajamento do estado.

O concurso será realizado em três etapas: a primeira composta pela apresentação à comissão julgadora com o traje oficial do evento na manhã do dia 16, a segunda será o desfile com o traje social ou de galã a noite da Festa da Diversidade, e a terceira será as perguntas e respostas com os cinco finalistas.

“Estou estudando muito sobre políticas públicas, LGBTI, situação do governo, estudando edições anteriores do concurso – desde vencedores até o formato. Acho necessário melhorar minha oratória e como me portar na passarela na hora do desfile. Muita gente acha que é só somente entrar na passarela, desfilar, sorrir e pronto. Mas envolve muito engajamento, estudo. Pois a pessoa que ganha um título precisa saber o que isso pode representar”, declara ao NLUCON.

Veja alguns ensaios do modelo: 




REPRESENTATIVIDADE TRANS

Athos revela que um dos motivos que o fez aceitar participar do
 Mister Diversidade Rio Grande do Sul é que a organização incluiu a participação de homens trans e cis em pé de igualdade. “Isso mostra que aos poucos estamos realmente alcançando algo que lutamos há bastante tempo: igualdade. Eu digo sempre que sou homem, independentemente de ser trans ou cis, isso ou aquilo”, afirmou. 

Ele revela que ganhar pode ser uma quebra de paradigma. “Poder representar uma gama de meninos trans que procuram muitas vezes apenas serem respeitados por sua identidade de gênero é um dos meus objetivos. Precisamos ganhar espaço e voz. E o título de mister automaticamente traz isso. Para mim, não é simplesmente um concurso de beleza, mas um evento de luta por respeito”, afirmou. 


Boa sorte!

(Quem quiser acompanhar e ter outras informações sobre o Mister Diversidade do RS, basta acessar a página do evento no Facebook clicando aqui. E faça a sua torcida!). 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.