Header Ads

Oi? Homem cis leva 40 anos para retificar nome e sexo da documentação; entenda


Por NLUCON

O pintor Marcos Naves é um homem cis, mas sabe exatamente o que é apresentar um documento com o nome e sexo femininos. Isso porque há quarenta anos o escrivão pensou que o nome "C.", dado pelo pai, se tratava de uma mulher e o registrou com o sexo feminino.

Desde então, Marcos passou por inúmeros constrangimentos no município de Buriti Alegre (GO) e só recentemente conseguiu retificar a documentação. O processo de retificação de nome e sexo iniciou em 2012, mas a decisão só foi tomada cinco anos depois pelo juiz Ronicley Naves de Morais, da 4ª Vara da Fazenda Pública.

Ele revela passou por diversas burocracias constrangedoras para comprovar que é um homem. "Mesmo com três filhos e uma esposa tive que passar por uma junta médica para provar que era homem. Tive que tirar a roupa para eles saberem que eu era homem. Foi muito doído", declarou ao G1

Dentre outros problemas ao longo da vida, ele afirma que só conseguiu estudar até a quinta série e que já parou de trabalhar pelo constrangimento que sofria na empresa. Até mesmo no casamento com Reneides Silva, com quem têm três filhos adolescentes, teve que esperar por mais de 20 anos. "Passamos por muitos vexames porque eu era apontado como a mãe e ela como o pai, porque o nome dela é mais masculino que o meu", disse.

No dia 20, ele realizou o sonho de se casar com a esposa no civil e já refez todos os documentos com o verdadeiro nome. Agora, ele quer recuperar o tempo perdido. "Com fé em Deus consigo ir bem adiante. Vou estudar e ir mais longe. Com tudo que aconteceu de mudança estou prevendo só melhoria para minha vida".

Embora seja um caso sobre uma pessoa cis, ele reflete vários dos problemas e entraves que muitas pessoas trans passam com a documentação errada no decorrer da trajetória.

Um comentário

Carioca Vampira disse...

"Cleidilane"? Por isso que determinados nomes deveriam ser proibidos de ser registrados. Existem pais completamente "nonsense" que parecem que querem mais é amaldiçoar a criatura com esses nomes que vão infernizar suas vidas no futuro!

Tecnologia do Blogger.