Header Ads

Quando pessoas cis escutam as próprias perguntas que fazem às pessoas trans


POR NLUCON

O Programa Raul Gil exibido nesse sábado (19) foi uma boa oportunidade para fazer as pessoas cis escutarem as perguntas que fazem às pessoas trans. O momento ocorreu durante uma conversa com Thammy Miranda e Raul Gil.

Após Thammy abraçar o convidado João Guilherme, Raul Gil soltou a pergunta: "Thammy, quando você abraça um menino assim, bonito, você não tem vontade de voltar a ser aquela bailarina linda do cabelo comprido?"

Foi quando Thammy devolvou a pergunta: "Raul, quando você abraça um menino assim, bonito, você tem vontade de virar uma menina?". Raul respondeu: "Deus me livre". Thammy limitou-se a dizer: "Então...".

Ou seja, a pergunta faz algum sentido para uma pessoa cis? Também não faz para uma pessoa trans... Afinal, orientação sexual (o desejo afetivo/sexual que você sente por uma pessoa) não é sinônimo de identidade de gênero (por qual gênero você se identifica). E da mesma maneira que os homens cis, os homens trans podem ter variadas orientações sexuais (gay, hétero, bissexual, pan, assexual...).

O momento foi interrompido quando as participantes do quadro "Elas Querem Saber" - Lola Melnick, Val Marchiori e Ciça Camargo - pediram para eles começarem logo as perguntas.

Durante a entrevista, Lola perguntou qual era o tipo de mulher que João Guilherme se interessava. Raul interrompeu e disse que ela só não poderia ter barba, referindo-se a Thammy. Mas Thammy disse: "Até porque eu não iria querer ele". João respondeu: "Dá uns tapas nele! A gente não faz um o tipo do outro, né?".

Apesar destes momentos, Thammy já afirmou anteriormente que Raul foi uma das pessoas que mais o apoiaram em sua transição de gênero e até financiou a cirurgia que masculinizou o peitoral. Porém, é notável que o apresentador ainda precisa entender de uma vez que Thammy se reconhece e é um homem, precisando ter a sua identidade de gênero respeitada como tal.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.