Header Ads

Transformação dará curso de formação política para pessoas trans no RJ


POR NLUCON


O curso Transformação dará aulas a partir deste mês aulas até o dia 9 de novembro para aprimorar a formação política de pessoas trans (travestis, mulheres transexuais, homens trans, n-bs e outras transgeneridades...) que residem no Rio de Janeiro.

Com 30 vagas, as inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de agosto clicando aqui. Vinte estudantes do curso terão auxílio de passagens e alimentação no valor de R$35. Quem não for contemplado com a vaga, pode participar como ouvinte.

A a ideia é dar subsídios sobre política para pessoas trans que desenvolvem ou querem desenvolver trabalhos em prol da população trans na política, seja nos movimentos populares ou no ativismo institucionalizado. As aulas ocorreram todas as terças e quintas-feiras durante dois meses e abordarão a História do movimento Trans e LGBT, ativismo e academia, políticas públicas e assistência social e de saúde.

"Acredito que a formação política seja fundamental para a afirmação da população como uma comunidade de direitos. Pessoas trans empoderadas conseguem avançar nos direitos pessoais, mas também têm a possibilidade de influenciar uma melhora nos seus bairros, nas universidades, instituições e na garantia e manutenção das políticas públicas e de leis que melhorem efetivamente a qualidade de vida e as oportunidades das pessoas trans", declara a idealizadora Alessandra Makkeda.

Ela, que é 
tradutora, intérprete, ativista pelos direitos trans e assessora parlamentar do deputado federal Jean Wyllys, afirma que o curso não tem caráter político-partidário e que a intenção é que ele contribua para que as pessoas trans saibam buscar a garantia de diversos direitos, como criar projetos que auxiliem a comunidade, fazer controle social de políticas públicas e suas instâncias participativas. "A ideia é que os alunos tenham contato com ativistas experientes, professores universitários, representantes de instituições como as Defensorias Públicas, saúde...". 

O QUE VAI ROLAR

Inscrições estarão abertas até o dia 20

A aula magna no dia 25 contará com a presença do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que dará a aula "Política, Democracia e Participação Popular". 

Ela vai ocorrer no Auditório do Pavilhão de Ensino do INI, no campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos).

Vale destacar que estudantes que completarem a grade do curso vão receber certificado de curso de extensão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). 

O curso conta com a parceria do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids (Lapclin Aids), do Instituto Nacional de INfectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e o Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (Lidis), da Uerj. 

Para mais informações sobre o curso, envie um e-mail para: cursoformacaopoliticatrans@gmail.com.

Confira a programação:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.