Header Ads

Centro de Cidadania LGBT auxilia mulher trans a retificar documentação em João Pessoa


Por NLUCON

Letícia Sullivan da Nóbrega, de 24 anos, conseguiu retificar o nome e o sexo/gênero da documentação no início deste mês em João Pessoa, na Paraíba. A conquista ocorreu depois que a jovem procurou a Coordenadoria de Promoção a Cidadania LGBT de João Pessoa e recebeu auxílio psicológico e jurídico para o processo.

“Eu nem tenho palavras para descrever a felicidade que estou sentindo. Desde a minha adolescência que sofria muito com essa situação. Era constrangedor chegar nos lugares onde precisava apresentar a documentação e viam a foto de um homem. Era complicado provar que aquele era eu”, declarou ao Paraiba.com.

O advogado Filipe Morais afirma que há outros casos de retificação de prenome e gênero sem a necessidade de cirurgia em todo o Brasil. Mas é a primeira vez que a sentença ocorre em João Pessoa, cujo Centro entrou com o processo em maio. “No final de junho de 2017 foi realizada uma audiência e no dia 3 de outubro saiu a sentença autorizando a mudança. É uma grande conquista e estamos muito felizes com essa vitória”.

O Coordenador de Cidadania LGBT, Roberto Maia afirma que o direito à retificação da documentação sem a necessidade de cirurgia trata-se de um avanço nas políticas públicas para a população trans. “Isso é ação de cidadania, pois ajuda muito esse público a ser inserido nas políticas de saúde, habitação, educação e empregabilidade”, declarou.

Letícia afirma ter muita gratidão à equipe do Centro. “Trata todos e todas que precisam com muito carinho. Estou vivendo um sonho”.

O Centro de Cidadania LGBT fica localizado no Parque Sólon de Lucena, 196 - Centro, João Pessoa - PB, 58013-110. Ele fica aberto das 10h às 16h.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.