Header Ads

Cuidados que toda pessoa com pênis deve ter; inclusive homens trans que passaram por cirurgia


POR NLUCON

Pouco se fala sobre os cuidados de saúde que toda pessoa com pênis deve ter no cotidiano em relação ao genital. Isso envolve homens cis, travestis, mulheres trans que não passaram pela transgenitalização e homens trans que passaram pela cirurgia genital.

A falta de cuidados, atenção, higiene e procura médica pode levar muita gente a amputar o membro. É o que informa a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que alegou que cerca de mil cirurgias de amputação de pênis parcial ou total ocorrem todos os anos no Brasil.

É importante dizer a amputação refere-se ao procedimento para combater infecção no genital causados por fungos, bactérias, HPV e câncer peniano. E que NÃO tem nada relacionado à transgenitalização (popularmente conhecida como mudança de sexo), cirurgia consentida e que visa garantir a saúde física e psíquica de parte da população trans.

O membro da SBU, Alexandre César Santos afirmou à revista Galileu que a simples higienização adequada ajudaria a evitar o quadro de amputação por doença. Anote aí:

- Lavar e limpar o pênis com sabonete e água abundantes
- Remover todas as secreções
- Prestar atenção nas secreções que ficam nas dobras na região do prepúcio
- Verifique se há manchas, verrugas, úlceras ou feridas
- Não secar com toalha úmida / Secar bem com toalha seca
- Fazer a higienização diariamente
- Sempre fazer a higienização após relação sexual
- Usar preservativo

Ele também explica que os pelos podem ser aparados, mas não removidos totalmente. Com a remoção, eles pois podem provocar abcessos e foliculite. Embora muita gente prefira a depilação total, é preciso dizer que os pelos acabam ajudando a manter a pele úmida e ajuda algumas glândulas na hidratação local.


 HOMENS TRANS PÓS-TRANSGENITALIZAÇÃO

O médico afirma que todos os cuidados também devem ser feitos por homens trans que passaram pela faloplastia – cirurgia que constrói um pênis por meio de pele vascularizada. Afinal, segundo ele, também há a possibilidade de desenvolver câncer peniano.

“Se houve contaminação por HPV ou verruga genital antes da cirurgia, a possibilidade do aparecimento do câncer crescem”, afirma.

MULHERES TRANS PRÉ-TRANSGENITALIZAÇÃO

Muitas mulheres trans(sexuais) que almejam passar pela transgenitalização e ter uma vagina, acabam rejeitando todos os cuidados com o pênis. Muitas acabam até se mutilando devido à disforia genital.

Porém, nestes casos, especialistas afirmam que para ter um bom resultado da transgenitalização é preciso cuidar bem do pênis. Tudo porque ele será todo aproveitado durante a cirurgia. E, caso haja problemas no pênis, pode haver complicações no resultado da tão sonhada vagina.

PROCURE UM MÉDICO

Faça a higienização adequada e, caso haja alguns dos sintomas adequados, procure imediatamente um profissional. Não tenha vergonha de procurar ajuda sobre a sua própria vida. Pessoas que são diagnosticadas previamente acabam tendo sucesso no tratamento, sem comprometer o genital e a saúde. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.