Header Ads

Em campanha de saúde, Valderrama agradece jogador que apalpou seus testículos


Por NLUCON

O ex-jogador colombiano Carlos Valderrama relembrou um momento histórico do futebol para uma campanha de saúde. Trata-se da “patolada” (pegada) que recebeu de outro jogador em seus testículos, que serviu de chamariz para falar sobre câncer testicular.

No vídeo, Valderrama diz que não sentiu dor ao ter os testículos apertados, apesar de ter se irritado um pouco. “Se tivesse sentido dor, teria que ter consultado o médico, porque assim é possível detectar a tempo um câncer testicular”, declarou.

O câncer de testículo ocorre em pessoas entre 15 e 50 anos de idade, com histórico familiar, lesões e traumas, e representa 5% dos casos de tumores malignos. Trata-se de um nódulo endurecido do tamanho de uma ervilha, em muitos casos indolor no saco escrotal. O autoexame pode ajudar a detectar a doença (saiba ao fim da reportagem). 

Vale lembrar em que o momento em relação à Valderrama ocorreu durante a partida entre Valladolid e Real Madrid na temporada de 1991/1992. No caso, o ex-meia Míchel, que atualmente é técnico do Málaga, pegou três vezes no testículo de Valdemarra como “provocação”.

Valdemarra agradeceu o antigo rival, destacando como deve ser o procedimento para detectar um possível tumor na área genital. “Por isso Míchel, gostaria de te dizer obrigado”.

Assista ao vídeo: 



COMO FAZER O AUTOEXAME

- Faça após um banho morno, que ajuda o saco escrotal ficar relaxado e facilita a verificação
- Pegue um espelho e verifique a existência de alteração em alto relevo na pele do escroto
- Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-os. Você não deve sentir dor
- Verifique se há uma massa do tamanho de uma ervilha, se há sensação de peso no escroto, dor no abdômen inferior, virilha, testículos ou escroto
-Procure o epidídimo, (um pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperta). Não confunda ele com uma massa suspeita
- Não fique assustado caso um dos testículos seja ligeiramente maior que o outro, isso é normal

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.