Header Ads

Morre aos 51 anos Paula Costa, a ativista trans que não desistiu dos seus sonhos


Por NLUCON

Morreu na noite de quarta-feira (08) a ativista trans e costureira Paula Costa aos 51 anos. Ela passava por problemas de saúde (não divulgados pela família) há algumas semanas e faleceu em Peruíbe, litoral de São Paulo, onde morava.


Paula era uma pessoa querida pela comunidade LGBT. Participava da Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo desde 2009, frequentava o Centro de Referência e Defesa da Diversidade, fazia parte da Família Stronger e participava de ações de militância.

Diversos familiares, amigos e ativistas lamentaram nas redes sociais. E destacaram a mensagem positiva de Paula no decorrer de sua vida: a de não desistir dos sonhos e destinar carinho às pessoas que estão próximas.

Paula passou disse ao mundo sua verdadeira identidade de gênero, a feminina, já na vida adulta, depois de um casamento nos moldes tradicionais e uma filha, Karen, hoje com 19 anos. Precisou de coragem e resistência para enfrentar as expectativas sociais, as transfobias e a pressão para que deixasse tudo como estava. 

Mas não desistiu dos sonhos e tampouco de quem era: Paula. Colheu frutos e fortes amizades. Conseguiu inclusive retificar o nome na documentação por meio da Defensoria Pública. Publicou com orgulho a nova certidão de nascimento com o nome Paula e o sexo feminino nas redes sociais.

Ela sempre se referia com extremo carinho à filha, mostrava fotos e dizia sentir-se verdadeiramente amada por ter sido acolhida por ela após a transição de gênero. Também era só carinho com a namorada Lourdes Gomes. Paula chegou a trabalhar como corretora de imóveis e como costureira autônoma.

Em uma de suas últimas postagens, escreveu: “Eu declaro que NÃO tolero racismo, machismo, homofobia, transfobia, nem intolerância religiosa. O respeito à diferença é meu norte”.



Nós, do NLUCON, que também tivemos contato e temos muito carinho por Paula, desejamos sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.