Header Ads

Ocupação TransArte finaliza levando mais de 100 talentos para Belo Horizonte


Por NLUCON

A Ocupação TransArte, que ocorreu durante trinta dias desde o dia 5 de outubro, levou para a Funarte, em Belo Horizonte o melhor da arte feita por e sobre pessoas trans, travestis e drags de vários Estados. Foram 50 produções e mais de 100 artistas.

Dentre vários espetáculos, passaram por lá "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", encenado por Renata Carvalho, a prática de montação "Dandara Através do Espelho", encenado por Dandara Vital, o espetáculo "Reconstruindo uma jovem Cristal, pela artista Cristal Lopez, e a performance "Código de Honra", com Caio Jade.

A militante Sissy Kelly, que tem trajetória de seis décadas de muita resistência desde o período da ditadura e trabalhando com populações vulnerabilizadas, foi uma das homenageadas após um dos espetáculos. Emocionada, ela disse: "Assistir Dandara foi como ver a minha vida refletida no telão, detalhe por detalhe".

Na mostra de cinema, foi exibido o filme Tailor, que fala sobre um cartunista do Rio de Janeiro que começou a desenhar quadrinhos para expressar questões e pessoas trans. É dirigido por Calí dos Anjos. Também contou a exibição de Luana Muniz, filha da Lua, de Rian Córdova e Leonardo Menezes, além de vários curtas.

A Ocupação também contou com oficinas, bem como a de performance e arte queer, com o professor e performer Davi Giordano. Além de simpósios, como mesa dos artistas, encontro com youtubers, como o badalado Lucas Najar, palestras, debates, concursos e espaço para exposição.

Para todo mundo participar, os espetáculos tiveram preços populares para pessoas cis- R$20 (inteira) e R$10 (meia) - enquanto pessoas trans não pagavam. As demais atrações foram gratuitas. Para saber tudo o que rolou e assistir alguns vídeos dos melhores momentos da Ocupação TransArte confira a página oficial do TransArte no Facebook clicando aqui

Parabéns à organização, aos artistas trans que ocuparam o espaço e a todas as pessoas que foram prestigiar este necessário evento cultural e social. Que venham outros!

Confira fotos: 

Cristal Lopez e Sissy Kelly

A atriz Renata Carvalho (a segunda à esquerda) recebe carinho do público


Dandara Vital, Cristal Lopez, Sissy, Pedro Bento (acima)


Caio Jade, em Código de Honra








Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.