Header Ads

"Ser intersexual é uma parte importante da minha vida", afirma modelo Hanne Gaby Odiele


Por NLUCON

A modelo belga Hanne Gaby Odiele, de 29 anos, tornou-se notícia mundial neste ano ao revelar ser uma mulher intersexual. A revelação foi feita ao programa USA Today. Segundo ela, é preciso falar sobre o assunto para que ele deixe de ser um tabu um dia.

"Neste ponto da minha vida, neste momento e nesta idade já deveria ser perfeitamente natural poder falar sobre isso", declarou.

A intersexualidade é uma característica de cerca de 1,7% da população mundial e representam as aquelas que nascem anatomia que não se encaixam na expectativa binária de sexo. Hanne nasceu com testículos internos, sem útero e ovário. Aos 10 anos, ela passou por uma cirurgia para removê-los por indicação médica. Aos 18, passou por uma reconstrução vaginal.

O grande problema, segundo ela, é que não perguntaram se ela gostaria de se operar ou não. Ela também questiona o fato de não falarem para ela sobre as próprias características de ser uma pessoa intersexual. Foi por meio de pesquisas que ela descobriu que não poderia gerar filhos, não ficaria menstruada e que havia algo de diferente. 

"Tenho orgulho de ser intersexo, mas fico muito brava que muitas cirurgias continuam acontecendo (em crianças sem seu consentimento)", declarou. "Não é nada demais ser intersexual. Mas se eles (médicos e pais) tivessem sido honestos desde o começo, isso não teria virado um trauma".

Desde então, a modelo colabora com a interACT Advocates for Intersex Youth, organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de sensibilizar para a temática dos intersexuais e que tenta travar os tratamentos médicos invasivos e desnecessários, sem o consentimento das pessoas intersexuais.

Antes mesmo de ter falado sobre sua intersexualidade, ela era queridinha de estilistas como Alexander Wang, Donatella Versace, Raf Simons e Marc Jacobs. "Eles vão continuar me vendo como me viam antes", afirma, "Mas (a intersexualidade) é uma parte importante da minha vida e devo falar sobre isso. Você pode ser quem é, não importa", finalizou.

Confira fotos: 






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.