Header Ads

Hannah Mouncey é a primeira atleta transexual a jogar na liga feminina de futebol australiano


Por NLucon

Não é só a jogadora de vôlei brasileira Tifanny Abreu que está abrindo espaço para esportistas trans. Na Austrália, Hannah Mouncey vem sendo referência e inspiração para as mulheres trans que querem jogar futebol australiano (espécie de variação do rugby praticada no país).

Ela acaba se ser autorizada pela Federação Australiana de Futebol a integrar um time feminino e participar do campeonato nacional da segunda divisão. A decisão ocorreu neste em fevereiro de 2018.

Anteriormente, ela teve seu pedido de inscrição para o "draft" da liga feminina de futebol semi-profissional (AFLW, em inglês) rejeitado. A justificativa foi seu porte físico de 1,90m e o fato de ter jogado handebol com homens cis no passado.

Contudo foi analisado que Hannah vem fazendo terapia hormonal desde 2015, passou por transformações significativas no quesito força e desempenho e que está apta a jogar em pé de igualdade com as mulheres cis. Diversos clubes da modalidade já demonstram interesse em contratá-la.

"Estou feliz com a decisão e espero jogar esta temporada. Não vou agradecer a Federação, pois acho que seria totalmente inapropriado fazer isso por me autorizar a fazer algo que qualquer australiana pode fazer", escreveu no Twitter. Que comecem os jogos!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.