Header Ads

Homem trans Kaio Arantes Borges comemora retificação de documentos diretamente no cartório


Por NLUCON
Foto: Saul Scharamm

Kaio Arantes Borges, de 22 anos, foi anunciado pelo site Lado B, do Campo Grande News, como a primeira pessoa trans a retificar o nome e o sexo/gênero da documentação diretamente no cartório. Na quarta-feira (21), ele retirou a nova Certidão de Nascimento no cartório de Campo Grande.

A conquista se dá após a decisão do Supremo Tribunal Federal, que aprovou que pessoas trans e travestis podem retificar a documentação sem a necessidade de cirurgia, laudo ou decisão judicial. Apesar de já ser uma conquista, muitos cartórios ainda esperam as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.

O Cartório do 9º Ofício de Campo Grande deu prosseguimento ao direito conquistado. Ao site, o responsável Lucas Zamperlini declarou que a pessoa deve procurar o cartório de nascimento, preencher o requerimento, pagar a taxa de R$ 98,55 e, em cinco dias, o documento já está pronto. Neste caso, foi pedido a certidão de antecedentes criminais e certidão negativa criminal da Justiça Estadual.

Agora, com a nova Certidão de Nascimento, Kaio deve ir atrás para alterar o RG e o CPF. Kaio afirma que já estava com processo em andamento no Tribunal de Justiça, mas que estava parado. Ele diz que “nasceu de novo” com a documentação e não escondeu as lágrimas. Kaio diz que a escolha do nome e a letra “K” foi motivada para atender ao gosto da mãe.

Ele contou que sempre soube que era diferente, ainda que não soubesse o nome da diferença. Há três anos, ele descobriu o termo “transexualidade” e quanto mais pesquisava mais se identificava. “Se encaixava com tudo que eu sentia. Era tudo isso que eu passava, que eu pensava, me senti aliviado ao sentido que eu fazia parte de alguma coisa, que tinham pessoas no mundo como eu”.

Após a conquista da documentação, ele planeja se casar com a namorada, Bruna Nunes. Felicidades!
Tecnologia do Blogger.