Header Ads

Artistas e amigos organizam sarau para ajudar mana trans Jenny Müller a realizar cirurgia


Por Neto Lucon
Foto em p&b: Gilucci Augusto
Foto colorida: Og Marcelo 


Jenny Müller é uma artista, estagiária e estudante de 22 anos que vem mobilizando vários amigos e conhecidos em torno de um sonho: a cirurgia de mamoplastia (para o aumento, por meio das próteses de silicone). Ela, que é uma mulher transexual, sente desconforto e tem a autoestima abalada por considerar suas mamas menores do que gostaria, ainda que desenvolvidas por meio da hormonização.

Ela diz que o motivo da cirurgia não é para ser desejada ou para se legitimar mulher (afinal, ela já é), tampouco apenas por estética. “O motivo é o meu bem-estar. Assim como muitas mulheres cis, que querem melhorar a autoestima, recorrendo a uma cirurgia, para mim é da mesma forma. Não tive a sorte de ter mamas um pouco maiores do que são as minhas, então optei pela cirurgia para que eu possa estar satisfeita comigo mesma e com o reflexo no espelho”, conta ao NLUCON.

Jenny afirma que durante muito tempo sentiu desconforto ao se olhar no espelho. “No início da transição era um incomodo maior o fato de meus seios serem tão pequenos. Eu me privava de fazer certas coisas e estar em certos lugares, porque achava que meu corpo não estava bom. Eu passava pela transição corporal com hormônios e era como uma segunda puberdade. Levei um tempo para me acostumar e agora estou mais animada. Sei que o incômodo vinha do fato de desejar ter seios um pouco maiores e que me sentisse bem com eles”.

A cirurgia para as próteses de silicone custam cerca de 12 mil reais. Jenny afirma, contudo, que sua realidade financeira e a da família impossibilita arcar com os custos. Diante dessas questões, os amigos se juntaram e estão fazendo diversas atividades chamadas “Ajuda a Mana” para que Jenny consiga realizar o procedimento. Desde fevereiro, realizaram a venda de geladinhos alcóolicos no carnaval, uma vakinha virtual (conseguiu 8%, ou seja 400 reais) e uma rifa. 

Agora, eles organizam um sarau para arrecadar fundos para a cirurgia. O sarau “Ajuda a Mana” ocorre neste sábado, dia 7 de abril, às 16h, na Casa de Artes Sustentáveis, de Salvador. Haverá várias presenças de amigos poetas, poetisas, atores, atrizes, drag queens, cantores e cantoras, que se reuniram voluntariamente para a causa. O ingresso é R$5,00. Programe-se, confirme e compareça ao evento clicando aqui.

“Não imaginei que tanta gente que eu admiro se jogariam de cabeça como está sendo. Sou privilegiada por ter essa rede de afeto e pessoas tão queridas, tão iluminadas e tão talentosas a minha volta”, declara ela. “A maioria dessas pessoas envolvidas acompanhou o início da minha transição, me deram apoio, me deram um colo. Observar do ponto em que estou agora é dizer que é gratificante viver isso. Sou grata por ter essas pessoas em minha vida e por chamá-las de amigas”.

Jenny frisa que é importante que pessoas cis se sensibilizem, apoiem, acolham e escutem pessoas trans. “Não tenham medo de criar laços de afeto, porque isso é a grande diferença na vida de uma pessoa que tem que lutar contra tudo e todos a todo momento. É muito cansativo sobreviver no país que mais mata e violenta pessoas trans e travestis no mundo. É difícil saber que o acesso para direitos básicos será dificultado absurdamente. É difícil se não tiver apoio. Eu não estaria viva hoje se não tivesse tido esse apoio. Então, se você é cis e estiver lendo, apoie, escute e se deixe afetar”.

Após a cirurgia, o que você pretende fazer, Jenny? “Tem uma coisa que sonho há anos: colocar piercing nos dois mamilos e poder fazer topless”. Arrasou!




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.