Header Ads

Cidadãos e cidadãs trans e travestis opinam sobre prisão do ex-presidente Lula


Por Neto Lucon

O ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) se entregou e foi preso na noite deste sábado (07) em Curitiba. Ele cumprirá pena de 12 anos e 1 mês de prisão e deve passar os próximos dias em uma sala especial na Polícia Federal no Paraná.

Os motivos alegados para a condenação envolve a acusação de receber um triplex em Guarujá, São Paulo, como propina da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele nega.

A prisão gera debate em todo o Brasil e divide opiniões. Para muitos, Lula é corrupto, sabia do que ocorria na Operação Lava-Jato. Para outros, ele é inocente e melhorou a vida das pessoas, sobretudo das mais pobres. Há quem pense que a condenação é justa e motivo de comemoração. Há quem defenda que a prisão é um desdobramento do golpe e uma maneira de afastar o ex-presidente das eleições.

O NLUCON pediu a opinião de diversas travestis, mulheres transexuais, trans e homens trans. O que elas e eles acharam desta condenação? A maioria dos comentários foi contra a prisão de Lula e a favor do ex-presidente. Vale dizer que todo o debate, ainda que tenham opiniões diversas, foi extremamente respeitoso e produtivo. Vale a pena conferir alguns deles!


👎 CONTRA A PRISÃO - Jovanna Baby, militante
"Uma perseguição política implacável. Tudo executado em tempo recorde. Não tem como o tribunal do (Sérgio) Moro negar que é uma tentativa de tirar o Lula de circulação e das eleições desse ano. O maior espetáculo foi da presidenta da Suprema Corte, que protelou o habeas corpus o máximo que pode. Esse país não tem jeito. Estou muito triste com isso que chamam de democracia".

👎  CONTRA A PRISÃO - Keila Simpson, militante
"Um circo midiático. Nunca foi contra a corrupção, pois se assim o fosse teria acontecido com outros políticos com provas muito mais robustas do que as apresentada até então contra o Lula. Eu estou muito triste, pois mesmo não fazendo grandes coisas pela minha população especificamente o Brasil vivia um momento melhor com ele presidente. Para mim a prisão tem somente um motivo: tirá-lo da disputa dada a velocidade que fora julgadas as ações. Esse é o meu entendimento. Obviamente que respeito as posições contrárias".

👍 A FAVOR DA PRISÃO - Kate Machado, cabeleireira
"Acho que lugar de todo bandido é na cadeia, sejam grandes ou pequenos, político ou não. E não importa se fez isso ou aquilo, não fez mais que a obrigação. Temos que parar de endeusar políticos que trabalham em prol da comunidade, afinal esse é seu dever. Pode até ter feiro coisas boas, mas se cometeu crimes deve sim ser punido, assim como outros que ainda precisam ser investigados e também punidos".

👎 CONTRA A PRISÃO - Gustavo Nazareth, militante
"Lula não foi preso pelo caso do triplex, mesmo que o nome da fase seja essa e nem pelo que ele deve ter roubado em todos esses anos. Lula foi preso pois tirou o Brasil do mapa da fome e porque construiu mais de 300 instituições de ensino sendo escolas, institutos federais e universidades. Ele foi preso por mudar a realidade de milhões de brasileiros que não tinham nem o que comer. Sou sim apoiador do Lula, mas não posso deixar de fazer críticas sobre seu governo que poderia ter feito muito pela população trans, mesmo que em sua época o assunto não era falado".

👍 A FAVOR DA PRISÃO - Ariadna Arantes, atriz e youtuber
"Achei maravilhoso. Não me importa se ele fez a obrigação de tirar pobre da miséria matando a fome ou outras coisas como presidente. Esse era o dever dele. Se está envolvido com corrupção tem que pagar".


Kate (à esquerda) diz que quem cometeu crimes deve ser punido;
Jovanna defende que há perseguição política implacável


👎 CONTRA A PRISÃO - Victor Hugo Vilas Boas, estudante de direito
"Uma prisão sem provas atestando ainda mais a precariedade do judiciário que alega convicção. Se isto foi feito com um ex-presidente, imagine os próximos julgados, com civis, pessoas sem prerrogativa de foro ou qualquer condição de recurso ao STF. Usando uma frase do filme Tropa de Elite: "ainda vai morrer muito inocente". Essa prisão foi inconstitucional, golpe de Estado, tentativa de implantação de uma Neo-Ditadura no Brasil. Um retrocesso histórico assim como foi 64, eis que estamos caminhando para escuridão. Passaram por cima da Constituição, da presunção de inocência marcando ainda mais o sistema inquisitorial que dizem não haver no Brasil, mas esta prisão comprova. Mais uma vez PMDB, PSDB governando o Brasil sem legitimidade em prol de uma minoria milionária, segregando e diminuindo a classe baixa, maquiando e iludindo a classe media que se acha rico. É amedrontante o futuro do Brasil!"

👍 A FAVOR DA PRISÃO - Bianca Figueira, advogada
"Justa! Temos que passar o Brasil a limpo. Quando a Justiça julga, ela julga os fatos, por mais que a opinião pessoal de determinado julgador sobre quem está sendo julgado seja tendenciosa ou reprovadora, as decisões devem ser fundamentadas e pautadas nos fatos e provas constantes dos autos sob pena de nulidade. Houve várias delações ou colaborações premiadas que colocaram Lula no banco dos réus, dentre as quais, foi fundamental a delação do Presidente do grupo empresarial OAS, Léo Pinheiro, que traçou todas as linhas investigativas que comprovaram a verdade dos fatos alegados. Quando um delator colabora, ele está fazendo isso porque quer se beneficiar com redução ou mesmo até o perdão judicial de sua pena porque sabe que já está todo enrolado. Ou seja, o delator vai ser condenado ao final do processo, ele não tem saída. Porém, sua delação deve conduzir à verdade dos fatos ou ao desbaratamento da organização criminosa, seus modus operandi, dentre outros, caso contrário ele não terá os benefícios da lei, podendo até se prejudicar por alguma declaração falsa.

Portanto, o esquema consistia em o Presidente indicar agentes públicos para comandar e dirigir setores importantes de empresas, já pensando nos lucros em propina que adviriam dessas indicações. Esses diretores contratam empreiteiras que ganhavam licitações mediante fraude, já sabendo que deveriam dar um retorno financeiro ao chefe da organização que indicou aquele diretor que fraudava as licitações. E daí advém a propina que, no caso de Lula, foi feita através de doações de bens como o apartamento triplex do Guarujá. Ah, mas não estava no nome dele, sim, não estava mesmo, e é essa a característica fundamental desse crime, a autoria geralmente está subliminar, escondida. Todos os depoimentos das testemunhas, zelador, corretores, fotos da visita de Lula e Marisa com Lulinha, depoimento dos vizinhos, a obra milionária da cozinha, o elevador privativo, os rascunhos encontrados no Instituto Lula em que se podia constatar que aquela unidade seria do Lula, tudo indicava a verdade dos fatos, que o triplex seria destinado à família do ex-Presidente sob a forma de doação, propina em benefício das obras que a OAS ganhou de forma fraudulenta no governo.

Um Juiz com Doutorado em Harvard não teve escolha, condenou o réu mediante o conjunto probatório dos autos. Outros três Desembargadores de primeira linha do TRF da 4a Região confirmaram a condenação de forma unânime. A turma Colegiada chegou a apontar os relatos, trechos dos depoimentos, todas as provas, quem viu o julgamento na TV sabe, portanto não tinha como ser feito de outra forma. Os outros processos vão se encaminhar a esse mesmo fim. Lula vai ser condenado nos casos do sítio de Atibaia, do terreno do Instituto Lula, até mesmo do apartamento de São Bernardo do Campo.

Essa história do rouba-mas-faz já deu. Os agentes públicos precisam ser responsabilizados por seus atos que atentam contra a moralidade e finalidade administrativas. E não é só Lula, Dilma, Temer, Aécio, Geddel, Loures, Jucá, Renan precisam tb serem responsabilizados por seus crimes. Já temos Cabral, Picciani, Cunha, Palocci, Maluf, dentre outros, presos, mas ainda há muitos mais a serem responsabilizados e condenados, independente de partidos e de ideologias político-partidárias. Precisamos ver ou perceber esses acontecimentos com os olhos da razão e não com olhares nebulosos e obscuros de emoções ideológicas e, portanto, PRECISAMOS PASSAR O BRASIL A LIMPO.

👎 CONTRA A PRISÃO - Daisy Almeida, educadora
"A questão não é ser do PT( que eu não sou). Sou totalmente apartidaria. Mas tá claro que há uma perseguição política neste caso para desviar a atenção da reforma da previdência, das leis trabalhistas. E quem vai pagar esse "pato"? Euzinha, assalariada, que não tenho auxílio moradia e o direito de ficar calada ou entra outro desempregado no meu lugar que vai aceitar trabalhar por menos. Não se preocupem que as obras superfaturadas vão continuar, e o tribunal de contas nem vai se dar conta!!!"

👎 CONTRA A PRISÃO - Andréa Brazil, militante
"Golpe do golpe, medo dele nas urnas, crime político. Tenho certo orgulho dele, pois teve a dignidade de convocar uma Conferência Nacional de Políticas Públicas LGBT, enquanto todes outres nos mantinham no limbo... Brasileiro é covarde e ingrato. Sou grata a melhorias que o PT trouxe aos pobres e LGBTs".

👎 CONTRA A PRISÃO - Megg Rayara Gomes, professora
"Sou travesti preta! Graças ao governo Lula consegui fazer mestrado com Bolsa REUNI e em seguida ingressei no doutorado com bolsa CAPES. Hoje sou professora substituta na UFPR e aguardo minha nomeação como professora adjunta, pois fui aprovada em um concurso público em outubro passado. A prisão do presidente Lula é perseguição política da forma mais escandalosa que esse país já viu, justamente por dar oportunidades às populações historicamente excluídas. Não é apenas o direito do LULA ser candidato à presidência que está em jogo, mas o direito de implementar políticas públicas que contemplem as múltiplas populações que fazem parte do país, inclusive a população trans".


Victor afirma que prisão foi dada sem provas;
Já Bianca afirma que autoria do tipo de crime é subliminar


👎 CONTRA A PRISÃO - Lirous K'yo Fonseca Ávila, DJ e militante
"Ultimamente eu venho encarando tudo como um recado. O sumiço do Amarildo, as intervenções militares, o impeachment da Dilma, a morte da Marielle, a prisão do Lula. O que está acontecendo no país são pequenos recados, e esses recados são para todos nós. A tempos que a corrupção no nosso país se tornou escancarada, conversas vazadas, as quebras de sigilos somente de quem interessa, leis que beneficiam este e outro, corruptos que não são julgados, isso só demonstra uma coisa, foi golpe e esse golpe é contra o povo. A direita sempre agiu desta maneira e hoje ela mostra com força que quem se meter ela mata, prende, derruba, nossa direita política é fascista. Querem derrubar, prender e matar a ideia que surge de democracia e liberdade dentro de cada um de nós, tripudiam nossa constituição, luta árdua dos movimentos de esquerda para tentar nos intimidar".

👍A FAVOR DA PRISÃOAmine, bióloga
"O Lula fez muitos pelos pobres, isso eu não nego e não tiro o mérito dele, mas ele se deixou levar e achou que pertencia a elite e esqueceu dos pobres e o que fez se aliou a burguesia, mas os burgueses nunca viram ele como igual e agora só estão tirando do caminho deles uma pedra. Não tenho pena! Se juntou aos porcos comeu farelo, quero é mais que pague por isso".

👎 CONTRA A PRISÃO - Leona Wolf, militante
"Não é só Lula que cai, o problema do personalismo na política é que figuras particulares passam a encarnar e centralizar em si ideias, é como se o PT tivesse grudado em si a ideia de esquerda e o mesmo PT fosse Lula, a campanha contra lula é uma campanha contra Luís Inácio da Silva, mas contra uma ideia de governo popular que ele representou, de unidade da classe trabalhadora, que aliás é maior que o próprio governo dele, não é Lula que é condenado, é a luta popular. Não se trata de corrupção, se trata de luta de classes, não é um jogo pelo alto "entre poderosos" é a tentativa de matar uma ideia. Mas as ideias as vezes são tão fortes que sobrevivem às figuras que a encarnaram.

Lula não foi Getúlio, mas o getulismo ainda estava impregnado nele, Lula nunca foi socialista, mas encarnou aspectos do socialismo em sua imagem e o ataque contra ele foi anti-socialista, durante o governo Lula avançamos timidamente na reforma agrária, mas Lula é associado à luta pela terra, políticas públicas para mulheres e LGBTs avançaram de maneira truncada e negociada com os setores mais conservadores da sociedade, mas ele encarna o que que seus opositores chama de "ideologia de gênero". Luís Inácio da Silva é um torneiro mecânico nordestino que chegou a presidência, mas Lula representa a luta pela superação de opressões. A prisão de lula não é a realização da justiça, é a reafirmação da injustiça que sempre vivemos."

👎 CONTRA A PRISÃO - Juhlia Santos, atriz
"Não sou PTista e nem Lulista mas essa prisão e um atentado contra a democracia! E a prova de que somos vistas como massa de manobra. Tenho que confessar que foi durante o mandato dele que os meus e as minhas tiveram acessos, conseguimos começar a colorir vários espaços que nunca foi pensado pra nós!"

👎 CONTRA A PRISÃO - Amanda Palha, estudante de Serviço Social
"A perseguição política é óbvia e esperada. Não voto no Lula, não defendo o PT, mas isso vai além do PT, afeta toda a esquerda e é uma janela para que a classe trabalhadora se unifique e mobilize, como aconteceu. O problema é que como sempre, o PT ignorou as bases e preferiu a saída mais fácil e conciliadora... Enquanto toda a base pedia pra resistir, foi pro sindicato pra não deixar ele ser preso, ele sai pelos fundos e se entrega apostando numa "saída jurídica" para não se comprometer demais. Enfim..."

💁 EM CIMA DO MURO - Mariana Lessa, professora
"Eu fico em cima do muro. Sei das partes boas da gestão Lula/Dilma pra minha comunidade LGBT, mas penso também que se existe corrupção (comprovada né?), todos os corruptos tem que ter o mesmo peso do martelo. Lula, Aécio, Alckmin, Serra, Temer, todos deveriam ser julgados por igual com provas, mas não é assim que tá sendo, né... Sobre a pauta LGBT acho preocupante, sei lá... tudo me preocupa sobre nós".

👍 A FAVOR DA PRISÃO- Maria Eugenia Azevedo
"Estive no Anhangabau pelas Diretas Já, na Paulista com cara pintada contra Collor, e achava que uma pessoa do povo (para mim pouco importa direita ou esquerda), tivesse comprometimento com toda a nação. Essa coisa de fazer pelos pobres, ok, mas e os milionários? Eu queria que taxas correspondentes com a fortura. Ele não tocou nos intocáveis e os intocáveis ofereceram a ele migalhas (sim, a tão afamada fortuna da família Lula não passa de migalhas comparada à fortuna desses intocáveis). E pronto, mais uma vez a nação foi traída. Quanto a toda essa palhaçada da mídia, para ele está sendo ótimo, de ladrão para mártir.

Políticos devem ser pessoas idôneas, acredito que existe muitos no Brasil. Temos que aprender administrar. Político é nosso funcionário, não nosso bem feitor (isso era da era da escravatura). Hoje pagamos o salário deles e não devemos aceitar ladrões ou amigos de ladrões ou acusados de ladrão. Eleições são para isso, trocarmos os que nos ludibriam . Nossa mentalidade quanto a política e políticos brasileiros beira à Idade Media. Na minha humilde opinião acho que devemos olhar os políticos de uma maneira normal, ele está apenas prestando um serviço de civilidade à nação. Não são mártires ou heróis. Deveriam ser apenas pessoas que amam o país e se propuseram à doar seu tempo e inteligencia à nação, sendo que isso levaria à todos uma extrema melhora de vida . Caso o político falhe, nas próximas eleições mudamos na direção de um outro, que não tenha envolvimento escusos ou amigos escusos. Beijos à todas e vamos unir todas as divergências num só desejo. Político honesto para nossa nação. Nós merecemos isso .


Maria Eugenia (à esquerda) diz que políticos não são mártires ou heróis.
Leona defende que prisão é a tentativa de matar uma ideia


👎 CONTRA A PRISÃO - Avellar Paz, maquetista
"A conjuntura me obriga a defender Lula. Existem críticas, existem críticas ao fanatismo, a criação de um mártir, a omissão, a uma série de questões, mas não se pode negar que foi uma prisão injusta, premeditada e oportunista. Eu, enquanto homem trans preto, não posso negar que existiu uma ascensão na política de cotas. hoje estudo numa universidade federal onde há total respeito a uso de nome social e utilização de banheiros. Minha família, por exemplo, que não se via há anos, fez uma viagem épica pra Bahia onde quase todo mundo foi de avião. Para mim isso é realidade, mas pro meus pais era inimaginável. por mais que pareça lugar comum, é um símbolo muito forte de ascensão.”

👎 CONTRA A PRISÃO - Léo Barbosa, estudante de direito
"Houve uma série de atos contraditórios a lei. O transito em julgado foi relativizado, quando é claro que não poderia. E com isso a presunção de inocência chegou as grandes esferas sociais. Porque pra quem é pobre, periférico e ou de alguma minoria social a presunção de inocência sempre foi relativizada e/ou inexistente quando em prisão cautelar o réu cumpre quase toda ou toda a sentença sem progressão de regime. Não tive acesso as provas nos autos e com isso o que eu posso falar é bem superficial, mas o transito em julgado está previsto na CF e no CPP ninguém deveria ser preso antes do transito em julgado, que é mais uma utopia num país que tem a terceira maior população carcerária do planeta".

👎 CONTRA A PRISÃO Thainá Andrade, jornalista
"Golpe e surreal. Um julgamento que deixou claro a intensão de tirar um candidato da jogada, pois as argumentações foram tomadas por base apenas de provas testemunhais sem nenhuma documental ou física contra Lula. Também muito triste, pois aqui na periferia da extrema ZS de Sampa vejo muitas pessoas criticando e julgando o Lula e seu partido quando muitos dos que estão criticando foram beneficiados pelas políticas sociais desse partido. Pior que nem analisam nada, só aceitam e replicam às criticas como marionetes. Algo que prejudica muito a população. Nesta semana mesmo o prefeito de Sampa deixou seu cargo após ser eleito com tantos votos e uma de suas campanhas era o cumprimento completo do mandato. Quando poderia ter continuado o do PT ou assumido outro com mais âmbito social e voltado às minorias. Um exemplo claro de como essa influência foi bastante negativa.

Nada justifica essa prisão que é na verdade um golpe dos que querem manter a pirâmide do poder, distanciando a classe rica da classe podre. Querem manter esse poder manipulador sobre a massa desfavorecida. E é assustador, já que isso demonstra o que pode acontecer de ruim se políticos honestos, verdadeiros,mais humanos e interessados em diminuir as diferenças sociais (ainda injustas), assumirem o poder ou apenas ameaçarem esse mecanismo (corrupto), que existe atualmente na cena politica"

Amine afirma que Lula fez muito pelos pobres, mas que se deixou levar;
Avellar diz que a prisão foi injusta, premeditada e oportunista


E você, o que acha?

Um comentário

Alana Goncalves disse...

Prisão política, não há dúvida disso, caso contrário, Aécio teria sido preso, Temer na primeira denuncia já estaria na cadeia, Serra Também, ora quem poderia ser salvo no congresso nacional? Ainda estão lá, tantos empresários também já estariam presos, ora a a sala da polícia federal estaria superlotadas como as cadeias do Brasil,onde pode se justificar se um desses citados fossem aclamações pelo povo, como Luís Inácio Lula da Silva foi, até agora pela história do Brasil só vi Getúlio Vargas, não cabe no racional, que LULA não é mais uma pessoa? LULA se tornou uma ideia, idéias não são cortadas ou camufladas , são realçadas com todo o vigor da democracia nova Brasileira, porém almejadas e quando sentida jamais será expurgada.

Tecnologia do Blogger.