Header Ads

“Emprego para travestis e transexuais, por que não?”, questiona a atriz Dandara Vital


Por NLUCON

A atriz Dandara Vital aproveitou o Dia do Trabalho, no dia 1º de Maio, para falar sobre empregabilidade trans e travesti. Ela publicou uma foto com sua carteira de trabalho e escreveu: “Emprego para travestis e transexuais, por que não?”.

A pergunta surge em momento oportuno, tendo em vista que a população de travestis e transexuais continuam enfrentando dificuldades de se inserirem no mercado formal de trabalho. A Antra estima que 90% esteja inserida na prostituição, muitas por imposição, não opção.

Na legenda, Dandara afirmou que seu objetivo é o combate à transfobia institucional e setorial. Ela luta também pelo “fomento ao acesso e permanência no mercado de trabalho, com a construção de espaços legítimos e formais, inclusive na arte”. A atriz também usou as hashtags “Representatividade Trans” e “Diga Sim ao Talento Trans”.

Integrante do MONART – Movimento Nacional de Artistas Trans – a artista está junto na campanha que visa reivindicar mais personagens, oportunidades e trabalho para atrizes e atores trans e travestis. Geralmente as oportunidades são dadas a artistas cis, com algumas exceções, ainda que as personagens sejam trans.

“A travesti e a pessoa trans tem que estar onde quiserem. Isso é dignidade. Não nos tire esse direito”, finalizou a artista.

Talento reconhecido no teatro, Dandara faz sucesso com os espetáculos "Dandara Através do Espelho", em que reflete momentos de sua vivência travesti, e "Diva da Sarjeta", que aborda a vida, sonhos e morte da modelo travesti Camilla de Castro. Ela também teve participação em "A Força do Querer" e fez parte da cocriação do programa Lazinho Com Você, da TV Globo. 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.